Yousuf Karsh

Yousuf ou Josuf (seu nome era armênio Hovsep) Karsh nasceu em Mardin , uma cidade no leste do Império Otomano (atual Turquia ). Ele cresceu durante o genocídio armênio , onde escreveu: "Eu vi parentes massacrados; irmã morreu de fome como nós fomos expulsos de aldeia em aldeia. meu"  Em 14 anos de idade, fugiu com sua família para a Síria para fugir perseguição.  Dois anos depois, seus pais o enviaram Yousuf para viver com seu tio George Nakash, um fotógrafo em Sherbrooke , Quebec , Canadá . Karsh brevemente freqüentou a escola e ajudou no estúdio de seu tio. Nakash viu um grande potencial de seu sobrinho e em 1928 organizou Karsh para o aprendiz com o retrato do fotógrafo João Garo, em Boston, Massachusetts , Estados Unidos . Seu irmão, Malak Karsh , era também um fotógrafo famoso para a imagem de madeira em tora boiando no rio sobre a conta de dólar canadense .
Karsh retornou ao Canadá, quatro anos depois, ansioso para deixar sua marca. Ele estabeleceu um estúdio no Chateau Laurier Hotel em Ottawa , Ontário , perto da sede do governo do Canadá. Primeiro-Ministro canadiano Mackenzie King descobriu Karsh e dispostos introduções com dignitários para sessões de retrato. Karsh de trabalho atraiu a atenção de celebridades variadas, mas seu lugar na história foi selado em 30 de dezembro de 1941, quando fotografou Winston Churchill , depois de Churchill proferiu um discurso canadense Câmara dos Comuns em Ottawa.

Yousuf Karsh retrato de Winston Churchill na capa da Life Magazine .
A imagem de Churchill Karsh trouxe proeminência internacional e é reivindicada a ser mais reproduzida retrato fotográfico na história. Em 1967, ele foi feito a um oficial da Ordem do Canadá e em 1990 foi promovido a Companheiro .
Das 100 pessoas mais notáveis do século, nomeado pela International Who's Who [2000], Karsh havia fotografado 51. Karsh foi também o único brasileiro a fazer a lista.
No final de 1990 Karsh se mudou para Boston e em 13 de julho de 2002, aos 93 anos, morreu em Brigham de Boston e do Hospital da Mulher depois de complicações após a cirurgia. Ele foi enterrado no cemitério de Notre Dame , em Ottawa .

Trabalho

Karsh foi um mestre das luzes do estúdio. Uma das práticas distintivas de Karsh estava acendendo as mãos do sujeito separadamente. Ele fotografou muitas das grandes personalidades e celebrada da sua geração. Durante a maior parte de sua carreira, ele usou o fole de 8 × 10 Calumet 1997,0319) da câmara (, feita por volta de 1940, em Chicago.  O jornalista George Perry escreveu no jornal britânico The Sunday Times que "quando do início famoso pensamento da imortalidade, que eles chamam de para Karsh de Ottawa ".
Karsh tinha o dom de captar a essência de seu tema no instante de seu retrato. Como Karsh escreveu de sua própria obra em Karsh Carteira em 1967, "Dentro de cada homem e mulher é um segredo escondido, e como fotógrafo é minha missão de revelá-lo se eu puder. A revelação, se ele vem com tudo, virá em uma pequena fração de segundo, com um gesto inconsciente, um brilho dos olhos, um breve levantamento da máscara que todos os seres humanos usam para esconder seus "eus" mais íntimos do mundo. Nesse intervalo fugaz da oportunidade que o fotógrafo deve agir ou perder o seu prêmio. "
Karsh disse: "Minha maior alegria é fotografar o grande no coração, na mente e no espírito, sejam eles famosos ou humildes." Sua obra está em coleções permanentes da Galeria Nacional do Canadá , Nova York 's Museu de Arte Moderna e Museu Metropolitano de Arte , George Eastman House Museu Internacional de Fotografia e Cinema , Bibliotheque Nationale de France , a National Portrait Gallery , em Londres , o National Portrait Gallery da Austrália e muitos outros. Biblioteca e Arquivos do Canadá mantém sua coleção completa, incluindo os negativos, gravuras e documentos. Seu equipamento fotográfico foi doado ao Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá , em Ottawa .
Karsh publicou 15 livros de suas fotografias, que incluem uma breve descrição das sessões, durante o qual ele iria fazer perguntas e conversar com seus súditos para relaxá-los, quando compunha o retrato. Alguns temas famosos foram fotografados por Karsh Marechal Senhor Alanbrooke , Muhammad Ali , Marian Anderson , WH Auden , Joan Baez , Zulfiqar Ali Bhutto, Humphrey Bogart , Alexander Calder , Pablo Casals , Fidel Castro , Madame Chiang Kai-Shek , Joan Crawford , Ruth Draper , Albert Einstein , Dwight Eisenhower , Princesa Isabel ,Robert Frost , Clark Gable , Indira Gandhi , Grey Owl , Ernest Hemingway , Audrey Hepburn , o Papa João Paulo II , Chuck Jones , Carl Jung , Helen Keller e Polly Thompson, Grace Kelly , Jacqueline Kennedy , John F. Kennedy , Peter Lorre , Pandit Nehru , Georgia O'Keeffe , Laurence Olivier , General Pershing , Pablo Picasso , o Papa Pio XII , o príncipe Rainier do Mónaco , Paul Robeson , a banda de rock Rush , Albert Schweitzer , George Bernard Shaw , de Jean Sibelius , Pierre Elliott Trudeau , Andy Warhol , Frank Lloyd Wright , e, sem dúvida o retrato mais famoso tema, Winston Churchill .
A história é sempre falava de como Karsh criou seu famoso retrato de Churchill durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Churchill, o primeiro-ministro britânico, tinha acabado de o Parlamento canadense e Karsh estava lá para gravar um dos grandes líderes do século. "Ele não estava com disposição para retratos e dois minutos foi tudo o que ele permitiria que eu quando ele passou da Casa de Câmara dos Comuns a uma ante-sala", escreveu em Karsh Faces of Our Time . "Dois minutos mesquinha em que devo tentar colocar em um filme um homem que já tinha escrito ou inspirado uma biblioteca de livros, perplexos todos os seus biógrafos, encheu o mundo com sua fama, e eu, nesta ocasião, com medo."
Churchill marchou em direção à sala de cara amarrada ", em relação a minha câmera, pois ele pode considerar que o inimigo alemão." Sua expressão adequada Karsh perfeitamente, mas o charuto preso entre os dentes pareciam incompatíveis com tal solene e uma ocasião formal. "Instintivamente, eu removi o charuto. Nesta churchilliana a carranca se aprofundou, a cabeça foi empurrada para a frente beligerante, e colocou a mão no quadril, numa atitude de raiva."
A imagem capturada Churchill e da Grã-Bretanha da época perfeitamente - desafiadora e indomável. Churchill disse mais tarde a ele: "Você pode até mesmo fazer um leão que ruge parado para ser fotografado." Como tal, a fotografia intitulada Karsh, um leão a rugir .
No entanto, a fotografia Karsh favorito foi o feito imediatamente após este, onde o humor de Churchill tinha aliviado consideravelmente e é mostrado muito na mesma pose, mas sorrindo.